Existe um ditado popular que diz: “Se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia!” Porém a Bíblia nos apresenta um sem número de versículos que nos dizem muito a respeito de conselhos de Deus, que são chamados de Sua sabedoria: "Os teus conselhos antigos são verdade e firmeza". Isaías 25:1. "Não havendo sábios conselhos, o povo cai; mas na multidão de conselhos há segurança". Provérbios 11:14. Mas os conselhos de Deus não precisam de consulta, e Suas determinações não conhecem deliberações. Sendo naturalmente e infinitamente sábio, Ele não requer tempo para deliberar; nem necessita de pessoa a quem consultar. Romanos 11:34; 1 Coríntios 2:16. "Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá". Provérbios 19:21. "Que anuncia o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que diga: Meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade". Isaías 46:10. Deus pode declarar o fim desde o princípio, e da antigüidade o que há de acontecer e nada pode impedir Seu conselho nem mudar Sua vontade. Veja Hebreus 6:17-18.
Diante de tal informação podemos dizer sem medo de errar que, se quisermos obter uma vida vitoriosa, precisamos agir com sabedoria. Porém como ter sabedoria para agir com sabedoria. Esta é a nossa proposta neste estudo.
1. Não ser autossuficiente
A primeira atitude que devemos ter é a de total dependência de Deus. Em Pv 16.18 vemos que “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, à queda”. Mesmo o homem sendo dotado de inteligência e capacidade de decisão pelo livre arbítrio, ele não é Deus. Por isso precisa, muitas vezes, aconselhar-se para melhor decidir sobre alguns assuntos. Infelizmente até alguns cristãos teimam em tomar decisões sozinhos ou sem consultar a Deus, que é onisciente, sabedor de todas as coisas e infinitamente capaz de nos orientar sobre tudo e sobre o melhor para nós.
A autossuficiência leva à soberba.
A autossuficiência torna o difícil possível, mas não torna o impossível possível.
2. Trabalhar para o futuro ser melhor que o presente.
O homem vencedor é limitado pela realização dos seus sonhos. Isso significa que você é do tamanho dos seus sonhos. Então, para que o seu futuro seja melhor do que o passado você tem de alimentar seus sonhos além das suas frustrações.
É hora de alimentar sonhos, de confiar em Deus, de pedir a Sua ajuda para que o futuro seja extraordinário.
3.Entender que dar é melhor do que receber.
Existe uma teologia e até músicas que hoje incentivam o cristão a “receber” de Deus. Segundo a Bíblia, é melhor ganhar um carro ou ter como presentear alguém com um carro? É melhor dar um prato de comida para alguém ou ser o faminto a ganhar um prato de comida? É melhor dar o dízimo ou estar necessitado daquilo que pertence a Deus? PV 11.25 / Ec 11.1-2.
Jesus nos ensina a lei da liberalidade: Mt 19.19.
4. Mudar de atitude
O cristão tem de mudar de atitude, para conquistar objetivos, sejam eles de que categoria. Pois esta mudança de atitude o fará alcançar dias melhores, bênçãos sem medida. Isto é promessa e uma realidade bíbliaca, vide as vidas de Abraão, Moisés, Isaías e Paulo.
Algumas atitudes dependerão somente de Deus, pois são questões unicamente espirituais:
a) arrebatamento da igreja; Mt 24.36
b) chamada para o ministério; Ef 4.10-12
c) distribuição dos dons; I Co 12.11
d atos da soberania de Deus; Sl 115.3
Porém existem outras questões espirituais que só dependem de nós:
a) cumprimento da palavra; Tg 1.22
b) mortificar da carne; Cl 3.5-9
c) ser cheio do Espírito Santo; Gl 5.16 / Ef 5.18
d) autoexaminar-se para melhorar; I Co 11.28
e) fazer escolhas certas; Dt 30.19
Conclusão
Na última lição estivemos falando sobre mudanças. Sair da zona de conforto. E chegamos á conclusão que se mudarmos teremos novas experiências. Essas experiências nos farão crescer e alcançar dias melhores. Na lição de hoje aprendemos que o primeiro passo para efetuarmos as mudanças é ouvir os conselhos da Palavra de Deus e colocá-los em prática. Nós dependemos de Deus em tudo, porém Ele não toma atitudes por nós, nem envia anjos para fazê-lo. Somos nós que temos de procurar o que é melhor para nós e fazer as escolhas.
Édison da Silva Gonçalves é professor da EBD, na Igreja Batista Peniel em Realengo-RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário