segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A MATURIDADE EXIGE MUDANÇAS

Is 6.1-8

De que maneira estamos vendo o Senhor? Qual é a nossa visão sobre Deus? No v. 1 Isaías diz que VIU Deus “assentado sobre um alto e sublime trono”. Muitos cristãos só conhecem a Deus apenas pelo que ouvem nas pregações dos pastores, nas aulas da EBD ou pelo testemunho de outras pessoas. Precisamos ter uma experiência como a de Isaías: ver Deus como Ele realmente é. Ter as nossas próprias histórias com o Senhor.
Quando isto acontecer, teremos o nosso conhecimento Dele modificado da mesma forma que Jó 42.5. isto é primordial para que tenhamos maturidade cristã.
Ao conhecermos mais intimamente a Deus, teremos a nossa adoração aprimorada, principalmente no que diz respeito à santidade de Deus. No v.3 os Serafins clamavam “uns para os outros, dizendo: Santo, Santo Santo é o Senhor dos Exércitos:” Devemos, como eles, exaltar a santidade de Deus e buscarmos essa santidade para nós mesmos, pois é desejo Dele que sejamos Santos como ele é santo.
Como Isaías, nós precisamos conhecer o poder ilimitado de Deus (v.4), poder este que fez mover as estruturas do templo somente com a adoração dos Serafins.
O que se deve esperar de uma pessoa que declara ter tido um encontro com Deus? Alguém que viu a Deus? Temos vários exemplos bíblicos de servos que ao encontrarem-se com Deus tiveram seus caminhos mudados: Abraão, Jacó, Isaac, Gideão, Paulo, Pedro, etc. Todos estes experimentaram um encontro pessoal e transformador com o Senhor. O cristão maduro precisa mudar o seu comportamento após seu encontro com Deus.
Para isso ele precisa olhar pra dentro de si mesmo e reconhecer a sua situação de pecador que não pode viver pecando, para não invalidar a sua conversão.
Isaías olhou para dentro de si mesmo e clamou por ajuda (v. 5). Nós precisamos fazer a mesma coisa: se não conseguimos largar o pecado, devemos pedir ajuda de Deus para sermos libertos.
Quando reconhecemos nossa situação de pecadores e clamamos a Deus pr ajuda, Ele nos trata como tratou a Isaías (v.6): com a maior urgência. Por isso o Serafim veio voando tocar os lábios do profeta. Mas nós precisamos tomar a iniciativa de clamar por ajuda.
Após o perdão dos nossos pecados precisamos mudar o nosso comportamento, de forma a não ser escândalo sob qualquer pretexto ao evangelho (II Co 6.3).
Conhecer a vontade de Deus é uma exigência obrigatória para todas as pessoas que querem crescer e se tornar maduras.
A vontade de Deus pode ser a Perfeita (Mt 6.10) ou a Permissível (II Rs 20.5-6). O problema é o confronto da vontade divina com a vontade humana (Hb 5.7-8). O cristão maduro é aquele que se submete à vontade de Deus que é sempre boa, perfeita e agradável, seguindo o exemplo de Jesus. Isaías submeteu-se a vontade de Deus assim que viu e ouviu tudo que o Senhor tinha planejado para o profeta e respondeu “Eis-me aqui, envia-me a mim.” Completamente mudado e amadurecido apresentou-se voluntariamente para cumprir a “ide” de Deus. Rm 1.15
Isaías experimentou três mudanças fundamentais e essenciais em sua vida ministerial. Precisamos entender que para servir é preciso estar disposto a sofrer mudanças em nossos paradigmas. Muitas vezes teremos que fazer sacrifícios, a fim de cumprir as exigências da vontade de Deus. Por último precisamos, como Isaías, experimentar a visão múltipla: visão para o alto, para ver o Senhor; visão para dentro, para ver a si mesmo; visão para fora, para ver os campos missionários.
Que Deus nos ajude a apresentarmos voluntariamente para a sua obra como cristãos maduros.

Édison da Silva Gonçalves é professor da EBD da Igreja Batista Peniel, em Realengo-RJ.

Nenhum comentário: