O PREÇO DA VITORIA (Fl 2.5-9,14-16) (comentário sobre a lição Nr 12, da revista Vida Cristã Vitoriosa, da Central Gospel)
Gostaria de começar o meu comentário fazendo uma pergunta? Que preço você pagaria para alcançar a sua vitória?
O que mais tem sido pregado hoje é que o homem (e a mulher) precisa prosperar, ter sucesso, ser vitorioso, seja no campo profissional, pessoal, espiritual e, principalmente, no financeiro.
Entretanto, pouco é falado sobre o preço para alcançar esses objetivos. O Dr Lucas Torrezan, no seu blog “entendendoasescrituras.wordpress.com” faz as seguintes perguntas: Qual é o preço da vitória? Como obter vitória? Como prosperar frente aos infortúnios que a vida nos apresenta? Qual o preço a ser pago? Será que é possível obter vitória?
Nós já alcançamos a salvação de nossas almas. Não estamos correndo o risco de ser “deixados para trás”, porém não sabemos até quando estaremos esperando a Volta de Cristo para ser arrebatados ou se iremos passar pela morte antes. Isso não nos cabe questionar ou prever. Contudo ainda estamos aqui neste mundo. Precisamos pregar o evangelho, ganhar almas para o Reino de Deus, servir a nossa comunidade, manifestar os dons do Espírito Santo, trabalhar secularmente, adquirir bens, etc.
A ambição é inerente ao ser humano, portanto nada mais justo do que almejar a realização de nossos sonhos em níveis da vida. A bíblia nos responde a muitas das perguntas acima, senão todas, através das vidas de Davi, Neemias, Paulo e principalmente Jesus que servem de exemplo de que é possível ter vitória ainda nesta terra.
O que aprendemos com eles é que, no caminho para alcançar a vitória, não basta apenas “esperar no Senhor”. É preciso tomar a atitude de pagar o preço, traçar objetivos e coerência nos sonhos.
Davi venceu muitas batalhas lutando com fé e ousadia. Um adolescente despreparado contra um guerreiro experiente, aos nossos olhos é um suicídio. Porém quando ele coloca a sua confiança em Deus, o risco da derrota torna-se nulo.
O sonho de Neemias era ver os muros de Jerusalém reconstruídos. Para isso ele tomou a atitude de pagar o preço da privação, do trabalho duro, da vigilância constante e atingiu o seu objetivo.
Paulo queria pregar aos gentios. Então ele utilizou todas as oportunidades que apareceram para cumprir o que tinha traçado, mesmo correndo risco de vida.
Mas exemplo maior é o de JESUS. E o que aprendemos com ele é que devemos estar preparados para todas as situações que nos apresentarão no processo de execução e conquista da vitória. As lutas, as derrotas, o tempo que vamos investir na preparação, a dedicação na vida espiritual e principalmente crer que Deus está a todo momento conosco, não nos abandonando nunca.
No site “prazerdapalavra.com.br”encontramos um estudo que fala sobre a vida de Jacó e de todas as situações que ele passou para obter a vitória. Diz o estudo: Jacó venceu porque creu em Deus. Jacó ouviu a voz de Deus, mesmo em meio à crise. (Gn 31. 3 -- "E o Senhor disse a Jacó:`Volte para a terra de seus pais e de seus parentes, e eu estarei com você'”.)
. Jacó entendeu que Deus estava com ele. Sua vida testemunhava esta verdade. (Gn 31.5 --
[Jacó] "lhes disse: `Vejo que a atitude do seu pai para comigo não é mais a mesma, mas o
Deus de meu pai tem estado comigo'"; Gn 31.7 -- [Jacó disse: Labão] "ele tem me feito de tolo, mudando o meu salário dez vezes. Contudo, Deus não permitiu que ele me prejudicasse". . Jacó tinha a perspectiva divina da história, sendo capaz de reconhecer a ação de Deus em sua vida. (Gn 32.2 -- "Quando Jacó avistou [Esaú e seus homens], disse: `Este é o exército de Deus!' Por isso deu àquele lugar o nome de Maanaim". Jacó sabia que Deus faz milagres. O maior deles foi a atitude de Esaú ao seu pedido de perdão (Gn 33.4 -- "Mas Esaú correu ao encontro de Jacó e abraçou-se ao seu pescoço, e o beijou. E eles choraram".)
E o estudo termina com algumas perguntas: O que o move nas lutas? A vitória imediata ou a vitória?Você tem utilizado as qualidades que Deus lhe tem dado para lutar com inteligência?Você tem tido a coragem de viajar em direção ao desconhecido?
Você tem tido a humildade de ceder?Você ora para mudar Deus ou para ser mudado por Ele?
Que Deus nos ajude a responder estas perguntas e que consigamos seguir os bons exemplos dos homens e mulheres da Bíblia, que alcançaram a sua vitória. Entretanto, devemos ter o cuidado de não desejar ter vitória somente para nosso uso, mas que a nossa vitória possa ser compartilhada com o nosso próximo. Pois ao observarmos os heróis da Bíblia chegamos à conclusão de que a vitória por eles alcançada foi bênção não só para si, mas, principalmente, para os outros.
Édison da Silva Gonçalves é Regente do Coral Peniel e professor da EBD, na Igreja Batista Peniel em Realengo, Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário