ESCATOLOGIA
AULA 7 – 28 Ago 2018
O MILÊNIO – (pág 9, 18)
Para entendermos a doutrina do milênio, precisamos tecer alguns comentários sobre as escolas de interpretação das profecias bíblicas.
1. Escola Historicista: é a forma de interpretar a profecia bíblica através dos fatos ocorridos no decorrer da história humana. Ela é dividida em interpretação não histórica e interpretação histórica.
a) interpretação não histórica: é baseada no conteúdo não literal, isto é, alegórico, espiritual e moralista do texto. É uma interpretação de ideias e ideais para vida cotidiana, dando liberdade a qualquer um interpretar de acordo com o seu conhecimento.
b) interpretação histórica: é baseada, também, no conteúdo alegórico, porém sem espiritualizar ou moralizar, tendo como foco encaixar as profecias bíblicas nos diversos eventos históricos, principalmente na Idade Média, quando o sistema papal foi identificado como o Anticristo e os eventos que se seguiram eram uma consequência deste sistema e sua aplicação no mundo daquela época. Tudo já se cumpriu. Apenas servem para nós como um apontamento do que devemos ou não fazer, para não sofrermos as consequências.
2. Escola Preterista: interpreta com a ótica de que tudo que está na profecia bíblica se cumpriu até o final do século I da era cristã, mais precisamente no ano 70 com a destruição de Jerusalém e a dispersão dos judeus. É também baseada no conteúdo figurado e tanto o livro do Apocalipse como o de Daniel contam a história dos eventos do ano 70, sendo que o livro de Daniel foi escrito no século II a. C, por isso a exatidão das informações.
3. Escola Futurista: interpreta com a ótica de que tudo que está na profecia bíblica é destinado a se cumprir no futuro, próximo ou distante. Devido ao seu conteúdo literal é dividida em Futurista Extremo e Futurista Moderado.
a) Futurista Extremo: é totalmente literal em sua interpretação, fazendo uma distinção especial em Ap 2 e 3, onde encaixa as 7 igrejas como exemplificando a igreja em todos os tempos; é pré-tribulacionista (Jesus volta secretamente para arrebatar a igreja antes da Grande Tribulação); é personalista (o anticristo é uma pessoa não um sistema como creem os historicistas); é pré-milenista (Jesus volta visivelmente antes do milênio para implantar um reino literal aqui na Terra); é exclusivista (a profecia bíblica é exclusiva par o final dos tempos); e sionista extremo (igreja é diferente de Israel nação, o qual reconhecerá Cristo com Messias no final da história). Foi desenvolvido no século XIX, com John Nelson Darby e Cyrus I. Scofield, com sua Bíblia de Referências e as 7 dispensações do dispensacionalismo.
b) Futurista Moderado: são mais cautelosos na interpretação. Não aceitam as dispensações; não são pré-tribulacionistas; não são literalistas; as profecias sobre Israel cumpriram-se na igreja, pois não há distinção entre Israel e igreja. Para eles o Apocalipse revela os acontecimentos do primeiro século (capítulos 2 e 3) e os eventos do final da história humana.
Entender as escolas de interpretação da profecia bíblica nos ajuda a entender as diversas posições doutrinárias sobre o milênio: Amilenismo, Pós-milenismo e Pré-milenismo. Em Ap 20.1-6 encontramos que Jesus reinará com seus santos durante 1000 anos. Mas este reino será literal ou simbólico? Ou este reino já está acontecendo no céu e não será aqui na Terra? O objetivo de sabermos isto é dar consistência ao nosso discurso, a fim de que possamos ter certa coerência no que pregamos.
1. Amilenismo: para estes teólogos o milênio não será um reino literal de 1000 anos, mas o milênio já começou na primeira vinda de Cristo e se encerrará na segunda vinda, ou seja, um longo período de tempo, e quando Jesus reinar, após o Juízo Final, será no céu e não na Terra..
2. Pós-milenismo: para estes teólogos o milênio é simbólico e Jesus já reina no céu e a igreja já desfruta de paz na Terra. Na medida que o evangelho for pregado a todas as nações e a maioria se converter, o mundo cristianizado seria um paraíso na terra. O milênio seria este período de paz num mundo convertido e se convertendo que vai melhorando gradualmente.
3. Pré-milenismo: para estes teólogos Jesus vai voltar visivelmente para reinar aqui na Terra antes do Juízo Final. Era a crença corrente até o século IV de nossa era, tanto para judeus como para a igreja.Édison da Silva Gonçalves, é Bacharel em Teologia, Pastor e Professor do Seminário Teológico bispo José Alfredo, em Realengo, Rio de Janeiro.
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