Texto bíblico básico:
Ef 1.15-20; 3.8
Texto áureo:
“Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério”.
Cl 1.27
Objetivos da lição:
Entender algo mais acerca da glória de Deus;
Saber que toda glória pertence a Deus;
Esforçar-se para alcançar as riquezas da glória de Deus.
Objetivo I
Entendendo acerca da glória de Deus
GLÓRIA, no hebraico, é kadosh, que quer dizer peso, dignidade, esplendor. No grego é doxa, que quer dizer reputação, uma palavra que era também usada secularmente.
No Antigo Testamento, a glória de Deus era percebida pelos homens no contexto de manifestações grandiosas e sobrenaturais, como, por exemplo, a abertura do Mar Vermelho, o fogo no Sinai, a visita dos anjos a Abraão e a escada de Jacó.
Sl 84.11.
Os tempos do Antigo Testamento não eram a ocasião apropriada para Deus tornar popular o conhecimento da verdade da glória e da graça de Deus. Por isso Ele revelou em forma de promessa para a dispensação da graça.
O padrão de Deus é derramar a sua graça para que possamos desfrutar da sua glória.
Vamos entender o significado de glória de Deus hoje:
Leiamos Jo 2.11 e Jô 17.14
A glória de Deus se manifestou de forma plena em Caná e no Calvário.
A glória de Deus, portanto, ouso afirmar, é que os homens sejam felizes, façam festa, se confraternizem e se alegrem. A glória de Deus é atenuar e reverter os efeitos da queda, do mal, do pecado, da enfermidade, da tristeza e da morte que afligem a humanidade.
Glória para homens significa fama, poder, riqueza. A glória de Deus é o oposto; significa esvaziamento, doação, o desejo do bem-estar do outro.
“A churrascaria”
Quão maravilhosa é a graça de Deus! Não contei todas as delícias que há sobre essa mesa. Você já foi a uma 'churrascaria' no Brasil? Ali te trazem carne continuamente. Há carne e mais carne. A minha esposa gosta demais. Mas também há uma enorme mesa de saladas, com todo tipo de frutas muito estranhas. Minha esposa prova de tudo, e eu lhe digo: 'Não faça isso, porque quando chegar a carne, você vai estar satisfeita. É por isso que lhe dão tanta salada'. (Como vocês podem imaginar, eu espero a carne).
Espero que você seja severo consigo mesmo. Seja misericordioso com os outros, porque você não sabe o que está lhes acontecendo; mas seja inflexível consigo mesmo, porque sabe que você merece o que está passando. Então, se te firmares na graça de Deus, muito em breve nos encontraremos na habitação da glória, com o nosso Senhor. Não mais pecados, não mais imperfeições, não mais lágrimas, não mais tristezas, não mais morte, mas sim vida, em nosso Senhor.
Objetivo II
Saber que toda a glória pertence a Deus
Ex 16.10 / 1Cr 16.24
Nenhuma criatura do universo pode produzir glória. Unicamente Deus a possui inerentemente e somente ela deve ser declarada entre os povos. Deus não só é o pai da glória como também é o Deus da glória, visto que a glória é essencialmente algo divino.
Objetivo III
Como alcançar as riquezas da glória de Deus?
1, Iluminação dos olhos do entendimento
a) ativar os olhos espirituais Ef 1.18a
todos temos a visão espiritual, a intelectual e a física
visão intelectual Eu relaciono o intelecto à capacidade humana geral
de visar, de dotar de intenção ou de significar
objetos intelectuais, abstrações ou conceitos.
Visão física: é tudo que está relacionado com o nosso aparelho visual: olho, nervo ótico, córnea, cristalino. Etc.
Visão espiritual: são os olhos do entendimento para as coisas de Deus.
b) Restaurando a visão
O pecado cega os nossa visão espiritual. Precisamos ter a nossa visão restaurada para conhecer os mistérios e segredos de Deus. Sl 25.14.
2. Conhecer a esperança
Discernir os propósitos divinos para a nossa vida.
Rm 12.2
3. Após a regeneração passamos a ter certeza de que realmente há uma vida superior ao lado de Cristo, saindo da pobreza espiritual para desfrutar das riquezas da glória.
CONCLUSÃO
Riqueza e pobreza.
Mt 6.19 / 2 Co 8.9
O coração do homem pecador está profundamente ligado a tudo que é terreno. Ele somente se interessa por riquezas materiais e costumeiramente passa sua vida buscando possuí-las.
Quanto ao homem espiritual, ele aprendeu que Jesus dispõe de imensos tesouros que lhe estão reservados nos céus, por isso não faz das riquezas materiais o objetivo maior de sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário