Ef 6.18
A armadura é a verdade eterna de Deus encontrada nas escrituras. Vesti-las é aplicar a verdade em nossas vidas. Cada parte da armadura representa um aspecto distinto da verdade. Vivemos num mundo de mentiras, onde só a verdade de Deus deve moldar o nosso viver diário. Por isso devemos estar preparados para receber os ataques às nossas mentes e emoções no dia a dia.
Quando vestimos a armadura, não significa que estamos prontos para a batalha, pois falta a habilidade e a força. Um soldado que veste a farda pela primeira vez ainda não tem experiência suficiente para enfrentar um combate real. Precisa passar por vários treinamentos, a fim de adquirir a capacidade necessária para a guerra.
A oração é a parte da armadura do crente que o garante estar pronto para o combate. A maioria dos cristãos faz tudo na igreja, mas não oram, não tem uma vida dedicada à oração. Spurgeon disse certa vez que "poderia viver sem comer ou respirar a viver sem oração".
Em Ef 6.18 observamos cinco aspectos sobre a oração ligada à guerra espiritual:
a) Ore sempre - ao longo do dia, por várias vezes. John Wesley descreveu o homem que cumpre a ordem de orar sem cessar da seguinte forma: "Seu coração está sempre elevado a Deus, a toda hora e em todos os lugares. Ele nunca será atrapalhado ou muito menos interrompido por qualquer pessoa ou situação. Ele anda continuamente com o Senhor, tendo os olhos fixos n'Ele e, em todos os lugares, O vê, Ele que é invisível."
b) Ore em Espírito - seja guiado por ele durante a oração. Quando pedimos a assistência do Espirito Santo em nossas orações, podemos ter certeza de estarmos orando Nele. O nosso coração fica emocionado, a mente fica livre, todo pensamento é ordenado: louvor, pedidos, interseção fluem livremente por horas sem percebermos os minutos passando.
c) Vigilante em oração - após orar em Espírito é preciso estar vigilante em oração, ficar atento, em guarda. Preste atenção e esteja pronto para a batalha em oração. O Senhor está se movendo? Ore. Um soldado amigo caiu? Ore. Estabeleça um vigia! Consiga um parceiro de oração! Ore! Ore! Ore!
d) Perseverança na oração - nunca desista de orar. Quando não vemos respostas imediatas às nossas orações, nós tendemos a desistir. Mas é aí que precisamos perseverar. É como se fosse correr uma maratona: cada passo de uma vez até concluir os 42 Km. Resistência é o segredo. Em Mt 7.7 Cristo diz:" Pedi e dar-se-vos-á, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á". Os verbos denotam insistência; não esmorecimento.
Para perseverar é preciso compromisso, disciplina, requer sacrifício próprio. George Miller orou 50 anos pela conversão de dois amigos e foi coroado com a salvação dos dois.
e) Súplica por todos os santos - orar pelo povo de Deus é um privilégio que cada um de nós tem. Você está procurando um ministério? Não sabe qual é o teu chamado? Ore pela igreja; pelo seu pastor e por todos que servem genuinamente ao Senhor; pelo evangelho de Cristo; pelos missionários; por todos os servos de Deus; por aqueles que estão no mundo secular, para que sejam sal e luz; ore pelos enfermos.
Você pode ter um ministério internacional sem sair de casa. Nunca subestime o poder da oração. Hudson Taylor conta a história de uma missão na China que crescia tanto numérica como espiritualmente. Em visita à Inglaterra ficou conhecendo um homem que se correspondia com um membro da missão na China e orava todos os dias pela vida espiritual dos novos convertidos daquela missão. Aí estava o segredo da ação de Deus a milhares de quilômetros.
O que você está esperando para começar a orar??!!
Èdison da Silva Gonçalves é professor da EBD (Escola Bíblica Dominical) da Igreja Batista Peniel, em Realengo, Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário