sábado, 13 de novembro de 2010

A MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO

A mesa com os pães da proposição represntam Cristo e seu sustento para nós. Sustento este representado pela Sua palavra e Sua presnça que nos sustentam completamente. A mesa ficava do lado oposto ao castiçal de ouro, significando que o nosso sustento deve ser sempre ilumidado pela preseça do Espírito Santo. Esta mesa representa, também, a uni~]ao que Deus eseja que tenhamos com Ele e prefigura o que acontecerá no grane baquete celestial. O elemnto mais importante da mesa eram os pães em númer e 12, sigificando as doze tribos de Israel. Eram consumidos pelos sacerdotes dentro da tenda, o Sábado, Dia do Sehor, pois eram os pães da face ou presença de Deus. Os materias presentes na mesa eram todos de ouro: pratos de ouro para conduzir os pães à mesa, colheres de ouro para colocar o incenso sobre o pão, cobertas paraa proteção e tigelas de ouro para fazer libação (Nm 28.7), embora essa libação não acontecesse no santuário (Ex 30.).

O ALTAR DE INCESO
O altar de incenso ficava ao fundo de frente para a entrada da tenda e antes o véu. Feito de madeira de cetimrvestida com ouro, representa o miistério e intercessão exercido por Jesus no céu pela Sua igreja na terra. As brasas utilizaas no altar de incenso eram retiradas do Altar de Sacrifício e trazidas pelo sacerdote. Quando o incenso era quimado, a fumaça subia para Deus. O fogo é símbolo do Espírito Santo, que leva ao Pai as nossas petições (Rm 8.26). O propósito do altar ra mostrar ao povo a maior oibra realizada por Cristo. Após ter terminado a redeção, /ele subiuao céu e está sentado à direita de Deus Pai, onde intercede por nós, sem mediação (Hb 7.25). O altar é lugar de adoração. O sacerdote colocava incso todos os dias pela manhã e à tarde, sigificado que, pelo menos, dois horários são necessários para separarmos em adoração ao Senhor. O inceso era preparado exclusivamente para esta ocasião, representando que as nossas orações são especiais e sobem como aroma suave à presça de Deus.

Com o ensino que recebemos através destes dois símbolos do tabernáculo evemos buscar ter maior união entre nós e Deus, nós e os irmãos e, em consequêcia a Igreja o Sehor experimentará uma comunicação contínua e sempre presente com seu Deus.

Édison da Silva Gonçalves é professor da EBD e Maestro o Coral Peniel, da Igreja Batista Peniel, em Realengo, Rio de Janeiro.

Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus, da Central Gospel, número 22.