Objetivos:
1. Qual a necessidade de ser revestido do poder de Deus?
2. Qual é a atuação do Espírito Santo na Igreja?
3. Devemos buscar o Batismo com o Espírito Santo bem como os dons espirituais?
Irmãos,
O tema sobre a presença do Espírito Santo causa muita polêmica no seio da igreja, tanto por desconhecimento como por negligência, seja dos crentes ou dos líderes.
Para iniciar nosso estudo, vamos esclarecer a diferença entre Batismo do Espírito Santo e Batismo com / no Espírito Santo.
O que é o batismo do Espírito Santo?
”Podemos definir o Batismo do Espírito Santo como a obra através da qual o Espírito de Deus coloca o crente em união com Cristo e em união com outros crentes no Corpo de Cristo, no momento da salvação.” I Coríntios 12:12-13 e Romanos 6:1-4 são as passagens centrais na Bíblia onde encontramos esta doutrina.” Ora, sabemos que o batismo não é “para” salvação, mas uma demonstração de que já houve a salvação. Então o Batismo do Espírito Santo é a ação sobrenatural que acontece na vida do pecador que o “convence do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16.8); é o “nascer da água e do Espírto”, dos quais Jesus disse que seria necessário para Nicodemos. (Jo 3.6)
”O batismo do Espírito Santo faz duas coisas: (1) nos une ao Corpo de Cristo, e (2) valida nossa co-crucificação com Cristo. Sermos parte de Seu corpo significa que somos levantados com Ele para novidade de vida (Romanos 6:4). Devemos então exercitar nossos dons espirituais a fim de mantermos este corpo funcionando adequadamente como afirma o contexto de I Coríntios 12:13”.
Concluindo: Batismo do Espírito Santo é a ação do Espírito na vida do homem que o leva a ter consciência da sua situação de pecador e que precisa se arrepender, confessar publicamente o seu arrependimento, e procurar exercitar e manifestar os dons para edificação da igreja.
Mas como exercitar nossos dons, se nós ainda nem sabemos que os temos? Foi o que aconteceu com os cristãos em Éfeso, durante a 2ª viagem de Paulo (At 19.1-6)
Vamos ver como isso acontece:
O que é o Batismo no Espírito Santo?
O termo '''Batismo''' significa mergulhar. A pessoa que recebe o Batismo no/com o Espírito Santo é totalmente mergulhada neste mesmo Espírito.
AS ESCRITURAS SAGRADAS NOS RELATAM DOIS BATISMOS:
1) O batismo em água
Seu objetivo é levar o arrependido a confessar e testemunhar publicamente a sua fé em Jesus Cristo. Esse batismo é exterior, e por imersão, efetuado pelos ministros de Cristo. João Batista, pregava o arrependimento, através da confissão pública, no ato do batismo em água. Quando uma pessoa aceita o Senhorio de Cristo em sua vida, reconhece que é um pecador, e cré que Jesus lhe perdoa seus pecados, é indispensável que ele venha a passar pelo processo de batismo por imersão, sendo que, quem o salva, não é o processo do batismo, mas sim, aquele que ordenou o processo do batismo nas águas; Jesus Cristo o Salvador!
2) O Batismo com o Espírito Santo
João Batista claramente mostrou a relação de sua atividade ministerial com a de Jesus Cristo, ao afirmar literalmente: " Eu, na verdade, vos batizo com água, para o arrependimento, mas aquele que vem após mim, é mais poderoso do que eu;...Ele vos batizará com o Espiríto Santo e com fogo". Ministrar o batismo com água é tarefa de todo ministro de Cristo, agora com o Espírito Santo e com fogo, é tarefa exclusiva do mestre supremo, o Senhor Jesus!
O Batismo com o Espírito Santo é subsequente a conversão e só acontece mediante a fé. Os grupos não pentecostais acham que a manifestação do Espírito Santo na vida do pecador, no momento da conversão, seja o batismo com o Espírito Santo, denominam de "batismo no corpo de Cristo". Porém, esta expressão "batismo no corpo de Cristo" pra nós pentecostais significa o mergulho na nova vida, que acontece no ato da conversão, enquanto que o batismo com o Espírito Santo é a imersão no poder do Espírito, e eles não entendem isto.
Nesse contexto, o ''Batismo no Espírito Santo'' é visto como uma experiência que normalmente decorre de um momento de oração e é distribuído segundo a vontade do Espírito Santo. Os crentes pentecostais e neopentescostais, creem que o Espírito Santo é distribuído livremente a todo crente batizado nas águas que o pede a Deus; tal entendimento embasa-se em passagens bíblicas como João 7:38-39 - "'Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem.".
“A Bíblia também fala que o Espírito Santo concede 'Dons Espirituais / dons espirituais (ou seja, habilidades) ou ainda carismas, tais como os dons de ''profecia'', de ''curas'' e o de falar e/ou interpretar uma variedade de ”glossolalia / línguas'', entre outros. Alguns acreditam que esses ''dons'' foram derramados apenas aos cristãos do tempo do Pentecostes, mas os proponentes do ''Batismo no Espírito'' acreditam que essas habilidades sobrenaturais são ainda hoje disponíveis, comparando o evento de Pentecostes com os atuais movimentos Pentecostais.”
A crença do batismo no Espírito Santo foi restituída ao Cristianismo pelos protestantes pentecostais nos Estados Unidos, e no Brasil pela denominação Assembléia de Deus, surgida a partir de missionários batistas.
Protestantes históricos renovados (por exemplo a Convenção Batista Nacional e alguns tradicionais) crêem que o Batismo no Espírito Santo é manifesto por qualquer dos 9 dons espirituais / dons do Espírito e não só por línguas.
As igrejas protestantes históricas dizem que esta experiência foi só para o tempo dos apóstolos, e que hoje Deus não age mais assim.
O Batismo no Espírito Santo é a capacitação divina para uma vida santa, é evidenciada pelo Fruto do Espírito Santo (Gal. 5).”
Agora podemos ver se há necessidade do cristão ser capacitado divinamente.
Revestimento de poder (Marcos 16:17 e 18):- Os discípulos, antes do batismo no Espírito Santo, eram tímidos e medrosos. Inclusive, no dia da prisão de Jesus, todos fugiram, com exceção de Pedro, que acompanhou até o local onde o Filho de Deus foi julgado. Na casa do sumo-sacerdote Caifás, o amigo de Cristo, que prometeu segui-lo até a morte, com medo de morrer, negou-o três vezes. No entanto, no dia de pentecostes, revestido do poder de Deus, quando os judeus, atraídos pelo barulho das línguas estranhas que os discípulos falavam, declararam que os seguidores de Jesus estavam embriagados, Pedro respondeu: ‘Varões judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel’ (Atos 2:14 a 16). No término de sua mensagem, quase três mil pessoas aceitou a Jesus como salvador. Será que nossa pregação de vida tem servido ou cativado vidas, uma só que seja, para que seja tocada pelo Espírito Santo e venha a se arrepender e confessar a Cristo como seu Senhor e Salvador? Se a resposta é negativa, então precisamos de revestimento de poder.
Como o Espírito Santo atua na igreja?
O Espírito Santo é o dono da Igreja; ele mora na Igreja; Por isso ele:
1.Ensina todas as coisas (revelação do Espírito)(João 14:26):- Jesus declarou aos discípulos que, por causa de seu nome, eles seriam odiados e levados aos tribunais. Mas não se preocupassem, pois o Espírito Santo lhes ensinaria tudo o que eles deveriam responder aos seus inimigos.
Hoje também, o Espírito Santo nos ensina. Por nós mesmos, nada sabemos falar. Mas quando abrimos a nossa boca, a terceira pessoa da Trindade nos enche de sabedoria e graça, para pregarmos o evangelho de Cristo.
2. Santifica-nos (Um só Espírito) (2 Tessalonicenses 2:13):- O Espírito Santo é quem nos regenera. A partir do momento em que aceitamos a Jesus, Ele inicia o processo de santificação. Logo após o novo nascimento, começamos a crescer espiritualmente, até chegarmos a estatura de varões perfeitos (Efésios 4:13). Realmente, as três pessoas da Trindade são responsáveis pela salvação do homem: o Pai enviou o Filho. Este, por sua morte, redimiu-nos, e o Espírito Santo tem a incumbência de nos santificar. Quando pecamos, sentimos, por intermédio dele, a nossa culpabilidade. Arrependendo-nos, confessamo-lo as nossas faltas e Ele, por intermédio do sangue de Jesus, purifica-nos de todo o pecado.
3. Dirige a Igreja (O poder do Espírito) (João 16:13):- No dia de Pentecostes, o Espírito Santo assumiu a direção da Igreja. Com a sua infinita sabedoria, Ele dirige os passos da eleita de Cristo, desde a sua fundação, até o dia do arrebatamento. No decorrer deste tempo, Satanás investe contra a Noiva do Cordeiro, mas jamais foi bem sucedido, pois o Espírito Santo a protege de todo o mal. As portas do inferno não prevalecem contra a igreja, porque o Espírito a dirige e protege das astutas ciladas do Diabo. Leia Mateus 16:18.
O cristão deve buscar o Espírito Santo e os dons espirituais?
1. Através da oração (Atos 1:14):- Na despedida, antes de sua ascensão ao céu, Jesus ordenou aos discípulos que ficassem em Jerusalém, até a manifestação do poder de Deus. Eles já haviam recebido, em suas vidas, a terceira pessoa da trindade, quando Cristo, em um dos encontros com eles, após sua ressurreição disse-lhes: ‘Recebei o Espírito Santo’ (João 20:22).
No dia de Pentecostes, os discípulos estavam assentados, talvez no período de descanso da oração de joelhos, quando ‘todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem’ (Atos 2:4).
2. Por intermédio de Jesus (João 1:33):- É Jesus quem batiza no Espírito Santo. João Batista apareceu no cenário da Judéia e pregou o arrependimento de pecados, a fim de preparar os judeus para receberem a Cristo. Ele se tornou conhecido imediatamente, por causa da dura mensagem que transmitia. Os sacerdotes e levitas mandaram lhe perguntar quem era ele, e João Batista, respondeu que não era o Cristo, mas a vós que clamava no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías’ (João 1:23). Declarou também que batizava com água, para arrependimento, mas o que vinha logo em seguida era maior do que ele, e batizaria com o Espírito Santo. Este, a quem João Batista se referia, é Jesus Cristo, o nosso Salvador. Se você ainda não é batizado no Espírito Santo, ore, peça insistentemente, e o Filho de Deus lhe revestirá do poder do alto.
Conclusão:
O objetivo maior de Deus é que possamos manejar bem as armas que Ele colocou ao nosso dispor, principalmente para combater o pecado e assim manifestar o fruto do Espírito. A presença do Espírito Santo é indispensável neste processo. Vivemos dias difíceis e trabalhosos,e assim como a águia é renovada nas suas forças, o crente deve buscar da parte de Jesus o revestimento de poder, para que ele possa enfrentar com alegria e gozo na alma, as adversidades desse mundo tenebroso, e cheio de pecado.
Bibliorafia
www.camposide.blogspot.com
pt.wikipedia.org/wiki/Batismo_no_Espírito_Santo
www.gotquestions.org/Portugues/Batismo-Espírito Santo
andreiuji.sites.uol.com.br/discipulado/lição 10
www.iprb.org.br/artigos/textos/art51_100/art93